Embutidos

Obras compostas por diferentes espécies de madeiras preciosas e de cores variadas, podendo incluir por vezes, marfim, metais ou crustáceos que se congregam numa numa única peça, apresentando à vista um desenho, um mosaico.

Painéis marchetados.

Stock de vários painéis marchetados com diferentes gramáticas decorativas.

Matéria prima, faixa*.

É importante para o embutidor, dispor de uma panóplia de madeiras exóticas e nativas já processadas em faixa* de forma a estarem devidamente estabilizadas aquando da sua utilização. * Secção de madeira serrada na espessura, que poderá oscilar,actualmente, entre 1mm e 2mm, antigamente mais.

A arte de embutir.

Aspecto final do trabalho, madeira de espinheiro, nome cientifico(?) com fios de jacarandá da bahia, Dalbergia nigra embutidas em carvalho europeu, Quercus Robur L.

A arte de embutir.

Andamento dos trabalhos do embutidor, ebanista* * A palavra "ebanista" é o resultado do aportuguesamento da palavra francesa ébéniste.

Abertura das caixas.

A peça que recebe os embutidos é inicialmente picada e escavada com o contorno exacto da forma do embutido a aplicar. Neste caso umas letras em jacarandá da bahia, (vulgo pau-santo) Dalbergia nigra.

Marchetaria.

Execução de um painel marchetado, na serra de recortes a pedal.

Partilhe, nós agradecemos ;)

Outros Serviços

Ou então subscreva-se à nossa newsletter